Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Em Juiz de Fora: Museu Mariano Procópio



Eu sempre achei o Museu Mariano Procópio um dos lugares mais bonitos de Juiz de Fora, senão o mais. Para minha alegria, eu morei por dois anos e meio pertinho desse museu. Costumava caminhar por lá apreciando a paisagem.

Parque do Museu

Mariano Procópio Ferreira Lage foi o construtor da primeira estrada de rodagem macadamizada no Brasil, a “União e Indústria”, no período de 1856 a 1861, ligando Juiz de Fora a Petrópolis. Em 1915, seu filho Alfredo transformou, em museu particular, a Villa Ferreira Lage edificada por Mariano Procópio em 1861.

O Museu Mariano Procópio foi o primeiro museu de Minas Gerais, foi aberto ao público em geral no dia 13 de maio de 1922, contando com um acervo exposto na Villa Ferreira Lage e também no prédio anexo. O museu, hoje, abriga um dos principais acervos do país, contabilizando aproximadamente 50 mil peças. O conjunto arquitetônico contém a Villa Ferreira Lage, o Prédio Ferreira Lage (construída em anexo) e um grande parque. O grande terreno arborizado contando com um lago, bosque e espaço recreativo se tornou de visitação pública e gratuita em 31 de maio de 1934.

A ampliação do acervo de Alfredo Ferreira Lage levou à construção de um prédio anexo à Villa: Prédio Mariano Procópio. Em 13 de maio de 1922, o Museu Mariano Procópio foi, oficialmente, aberto ao público e inaugurado com acervo que ocupava tanto a Villa quanto o Prédio Mariano Procópio. Em 29 de fevereiro de 1936, Alfredo Ferreira Lage efetivou a doação ao município do conjunto do Parque e do Museu Mariano Procópio.

O museu está em restauração, mas o parque, que foi projetado pelo francês Auguste Glaziou (que projetou também os jardins da Quinta da Boa Vista, no Rio), está aberto com entrada gratuita. O parque é lindíssimo, ótimo para passar as tardes com a família, caminhar, correr, fazer atividade física e tirar fotos. Recomendo!

Parque do Museu

E aí, conhecem o parque ou tem vontade de visitar? Me contem!

Localização: Rua Mariano Procópio, 1100 - Mariano Procópio, 4 km - Juiz de Fora - MG
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 08h às 18h

Para mais informações, acesse: mapro.pjf.mg.gov.br

Créditos: JFMinas , InfoEscola

Beijo, beijo,

Nicole Werneck.

Acompanhe também o blog no Facebook e Instagram.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário