Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Oktoberfest de Munique: dicas e curiosidades



Oi gente! Resolvi escrever essa postagem para tirar algumas dúvidas que eu mesma tinha antes de ir na Oktoberfest em Munique, e também falar sobre algumas curiosidades que eu descobri dentro de uma das maiores festas populares do mundo.


Mas afinal, o que exatamente é a Oktoberfest?

A Oktoberfest é um festival de cerveja criado pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1810. A festa tradicional ocorre em Munique, na Alemanha, porém devido ao seu sucesso, inúmeros outros locais (na Alemanha e no mundo) começaram também a celebrar a Oktoberfest. No Brasil, o festival é realizado em algumas cidades do Sul, sendo a principal a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina.

Quando a Oktoberfest é celebrada?

Aí vem uma curiosidade. Antes de ir eu imaginava, devido a palavra 'oktober',que a celebração se dava sempre em outubro, que começava e terminava em outubro ou que se estendia pelo mês todo. Mas não. A Oktoberfest, desde 1872, sempre se inicia no sábado depois de 15 de Setembro as 12 horas com a tradicional cerimônia de abertura "O'zapft is". Termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de Outubro. Eu fui na cerimônia de encerramento, e gente, é lindo demais!!! Eu adorei!

Se programe (ou não...haha)

Se você é do tipo que gosta de programar muito bem as suas viagens, não gosta de fortes emoções e sente arrepios só de pensar em escolher um lugar para dormir quando já tiver chegado ao destino, bem, então você é diferente de mim (rs...). Mas tirando isso, te aconselharia de verdade a procurar hotéis ou hostels com certa antecedência. Digamos que procurar um lugar legal para se hospedar  em Munique durante a Oktoberfest seria o mesmo que tentar reservar um hotel bacana no dia 31 de dezembro no Rio de Janeiro, ou seja, não rola. A cidade atrai milhões de turistas nas duas semanas do festival e fica extremamente difícil conseguir algo bacana se você já não tiver reservado com certa antecedência. Quando eu fui, fiquei na casa de um amigo pelo CouchSurfing e estava difícil também encontrar quem pudesse hospedar nessa data, já que haviam muitos pedidos.

A festa tem hora para começar e terminar

Nós, brasileiros, estamos acostumados a chegar em uma festa às 15:30h se ela tiver sido marcada para as 14 horas. Na Europa não é bem assim. As pessoas são pontuais por lá. Isso nem significa que você deva chegar na festa assim que abre, mas se chegar muito tarde pode não conseguir mesa e nem entrar nas casas (e você só consegue pedir cerveja se estiver em alguma mesa). A Oktoberfest em Munique começa bem cedo, aos finais de semana as tendas ficam abertas das 10 horas às 23:30h e nos dias de semana abrem às 9 horas.

Estrutura

A Oktoberfest de Munique acontece em um espaço gigantesco. Dentro desse espaço, chamado Wiesn, tem brinquedos em um parque de diversões, as enormes tendas das cervejarias típicas da bavária,  os boergartens, barraquinhas vendendo comida e lembrancinhas.


Já estou em Munique, como chegar no festival?

Para chegar no festival, a maneira mais fácil é ir de metrô. Desça na estação Theresienhöhe.

Quanto pago para entrar no festival?

Felizmente, a entrada da Oktoberfest de Munique é gratuita.

Como comprar cerveja no festival?

Para conseguir comprar cerveja você precisa estar sentado em uma das mesas das tendas ou nos biergartens. Por isso é legal chegar cedo no evento, caso chegue muito tarde não conseguirá sentar em nenhuma mesa e nem entrar nas tendas. Você pode reservar uma mesa, mas a reserva desse ser feita com meses de antecedência e pode sair caro. Vale a pena se você for com um número grande de pessoas. As reservas são feitas diretamente com a tenda que deseja ficar.

Quanto custa a cerveja?

A caneca de 1 litro de cerveja custa cerca de 10 euros e o pagamento é só em dinheiro.

P.S.: não pode sair da tenda com a caneca, muitos turistas tentam levar de lembrança para casa. Mas os seguranças lá são muito atentos, e é extremamente difícil conseguir sair do evento com aquela caneca.

Quais marcas de cerveja estão na Oktoberfest de Munique?

Para ter uma tenda no evento é requisito que a cervejaria tenha sede em Munique. A Oktoberfest possui tenda de seis cervejarias: Augustiner, Hacker Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten. Eu gosto bastante da tenda da Hofbräu.

É obrigatório estar vestindo os trajes típicos?

Obrigatório não é, mas estar usando aquelas roupinhas dá toda a graça. A minoria das pessoas não está usando. E fala sério, Oktoberfest talvez será apenas uma vez na sua vida, tem que aproveitar ao máximo. E nem pense que será pagação de mico, são realmente poucas as pessoas que estarão sem o traje típico. Na cidade terão muitas lojas vendendo o traje, é realmente fácil de encontrar.

Lebkuchenherz

Lebkuchenherz é o nome do biscoito em formato de coração. Diz a tradição que deve se dar de presente para quem se ama. O biscoito ainda vem com frases fofas em alemão. Muita gente quando recebe, pendura o biscoito no pescoço e anda pela festa desse jeito.


As garçonetes

Gente, as garçonetes carregam muitas e muitas canecas de 1 litro de cerveja de uma vez só (e entre um monte de gente bêbada). Não sei como conseguem, é muito treinamento! Elas usam um apito para avisar que estão passando para aqueles que não estão prestando atenção. E nem tente fazer gracinha com alguma delas. Elas podem te expulsar da tenda ou chamar algum segurança para fazê-lo.

Ir em dia de semana ou final de semana?

Eu me diverti (e muito!) em ambos, mas há pessoas que preferem os dias de semana por estarem um pouco menos cheios e ser mais fácil entrar nas tendas.

E aí, tem mais alguma dica u curiosidade da Oktoberfest para me contar? Deixa nos comentários!!

Beijos, beijo,

Nicole Werneck.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário