Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2016

Visitando a Turquia: que tipo de roupa devo usar?



Apesar da Turquia ser um Estado laico, cerca de 99% de sua população é considerada muçulmana. Lembro que quando eu estava arrumando minhas malas para a Turquia, fiquei bem em dúvida do que deveria levar. 

Como era verão e eu sabia que no país realmente faz calor, comecei a enviar várias mensagens para meus amigos turcos perguntando sobre o tipo de roupa adequado a usar no país. A resposta deles foi unânime: eu poderia usar o que quisesse, já que sou turista e além disso não sou nem muçulmana. Fiquei meio apreensiva com isso, mas coloquei alguns shorts, camisetas e biquíni (já que iria também para a praia).

Cheguei no país de calça, tênis e camisa. Era Istambul, aquela cidade gigante e fantástica. Aos poucos fui me acostumando ao ritmo da cidade, e no final já estava me sentindo mega confortável por lá (fiquei um mês na Turquia). 

Bom, como a grande maioria é muçulmana você vai ver a grande maioria das mulheres usando véu e burca.

Imagem: Revista Exame

Principalmente nas cidades grandes e turísticas da Turquia não há problema nenhum se vestir como no Ocidente de fato. São milhares de turistas movimentando a economia local. Então para bater perna pelas cidades não tive problema nenhum em usar short, camisa e sandália. Eu não abusava (nada de decotes, short não muito curto e nem apertado), mas no calor que fazia não tinha como usar calça. Os turistas todos estavam vestidos dessa maneira, bem confortáveis. Apenas nos lugares sagrados deve-se vestir as roupas adequadas ao ambiente. Nas mesquitas por exemplo, mulheres tem que entrar com roupa que não deixe aparecer o colo ou os ombros, cobrindo a perna e de véu na cabeça. Se você estiver com uma roupa inadequada eles emprestam véu e  uma vestimenta na porta das mesquitas.

Roupinha emprestada na Mesquita (por favor, não riam dessa foto)

Quanto mais para o interior do país você for, e menor for a cidade (exceção para as cidades turísticas), mais tradicionais as pessoas serão e portanto mais conservador você terá que ser. Por exemplo, se você vai para algum lugar próximo a divisa com outros países como Iraque, Irã, Síria, você terá que prestar mais atenção a sua maneira de se vestir e de se comportar porque lá eles são beeeeeeeem conservadores.

Meninas, prestem atenção: como todo país que tem a maioria da população muçulmana, o lema 'men have the power' existe. Os homens olham descaradamente, fazem gracinha, etc. Não deem bola e sigam suas viagens. Quando falamos que somos brasileiras então, as gracinhas aumentam.Só não dar bola, e por isso também a dica de não ousar nos looks. Deixa isso pra Ibiza ;)

Em relação às praias, eu usei biquíni normal. Nada de biquíni micro, né meninas. As muçulmanas entram de burca e véu nas praias, e sendo sincera me dava muito nervoso de ver as meninas debaixo de um sol de rachar usando burca. Cultura é cultura né!?

E aí, gostaram? Tem mais dicas para compartilhar com a gente? Me contem!

Leia dicas incríveis sobre a Turquia clicando aqui.

Beijo, beijo,

Nicole Werneck.

Fanpage: Nicole Werneck
Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário