Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

No Rio de Janeiro: Feira do Rio Antigo (ou Feira da Lavradio)



Primeiro sábado do mês está chegando, e com ele vem também chegando a Feira do Rio Antigo. O nome oficial é Feira do Rio Antigo mesmo, mas pode ser que você conheça por Feira do Lavradio, já que a Feira se estende pela Rua do Lavradio (entre as esquinas da Mem de Sá e Visconde do Rio Branco), localizada no coração da Lapa.

A Lapa é um bairro interessante por si só. A Rua do Lavradio também, historicamente foi a primeira rua residencial do Rio! E essa Feira é uma das mais charmosas da cidade.

Um dia na Feira do Lavradio (Fonte: Instagram)

Plaquinha da Rua do Lavradio

Ir a essa Feira é também passear pela memória da cidade. A rua remete a personalidades como Machado de Assis, Carmem Miranda e o ator João Caetano, Duque de Caxias e Madame Satã, representante histórico da malandragem carioca e morador do sobrado 171.  A rua preserva vários de casarões antigos datados dos séculos XVIII, XIX e XX, é muito interessante andar por lá e admirá-los.

A Feira acontece desde 1996 em todo primeiro sábado do mês, das 10h às 18h, e reúne cerca de 400 expositores que vendem artesanato, peças de vestuário super originais, fotos antigas da cidade, pinturas, vinis e filmes difíceis de ser encontrados por aí, bijuterias, artigos super diferentes para casa ou para dar de presente, entre muitas outras coisas. Para os turistas é ótimo também para comprar lembrancinhas originais do Rio. A cada edição a Feira recebe cerca de 20 000 pessoas, entre gringos e locais.

Alguns produtos expostos na Feira

Alguns produtos expostos na Feira

Alguns produtos expostos na Feira

Alguns produtos expostos na Feira

Alguns produtos expostos na Feira

O trânsito é fechado nessa rua durante a Feira, e rodeando os stands temos os restaurantes que ficam lotados e oferecem música e cardápios super brasileiros. Como a rua está fechada os restaurantes aproveitam para colocar mesas na calçada e o cliente pode ter o prazer de comer ao ar livre.

Uma dica: se estiver na Feira do Lavradio, aproveite para experimentar uma feijoada dos restaurantes que rodeiam a Feira. Outra boa pedida, que serve como entrada ou para acompanhar um chopp é o bolinho de feijoada (que é uma invenção carioca). Confesso que eu não levava fé que o bolinho de feijoada seria bom, mas depois de experimentar fiquei apaixonada.

Comer feijoada em um fim de tarde na Lapa ao som de samba é muito carioca.

Feijoada na Lapa

Porção de bolinho de feijoada


Eu nem imaginava, mas os bolinhos de feijoada vem recheados (couve e crispy). Muito bons!

Além dos restaurantes, há também vários antiquários super legais na Rua do Lavradio e que ficam abertos nos dias da Feira.

Durante a Feira há também apresentações de música e dança para animar ainda mais o ambiente. Além dessas apresentações muitos artistas de rua como malabaristas, grupos de teatro e dançarinos marcam presença.

Foto: Instagram

Outra dica é chegar cedo para dar tempo de andar com calma e ver os produtos das centenas de barraquinhas.

Feira do Rio Antigo
Rua do Lavradio, Lapa
Todo primeiro sábado do mês, das 10h às 18h
Entrada franca
Mais informações: http://polonovorioantigo.com.br/eventos

Clica aqui para ler mais dicas do Rio de Janeiro.

Já acompanha o blog nas redes sociais? Então corre lá:

Fanpage: Nicole Werneck - Blog
Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário