Páginas

domingo, 8 de novembro de 2015

Vale a pena participar do baile de formatura?



Minha festa de formatura foi há um mês atrás, mas foi tanta correria que eu mal consegui escrever sobre isso aqui.


Eu sei que muita gente tem dúvida, e eu mesma tive, participar ou não do baile e de todas as outras cerimônias relacionadas à formatura? Como todo mundo sabe, participar dessas comemorações sai caro, demais. Além do dinheiro que você paga para a organização da festa em si, tem todas as outras coisas, para as mulheres tem cabelo, maquiagem, vestido (que é mega caro), sapato, etc... Para os homens é mais simples, mas mesmo assim, tem o aluguel ou a compra do smoking. Ou seja, é um dinheiro que você vai investir para ter uma noite de comemoração com a sua família e amigos.

Eu cursei uma faculdade federal em Juiz de Fora, Minas Gerais, e aqui normalmente o pacote é: uma noite é a aula da saudade, uma noite a missa, uma noite a colação de grau e uma noite o baile de gala. Explicando melhor cada um:

Aula da saudade: essa festa é para a turma mesmo, e é o único momento que você vai poder curtir de fato com a turma, sem ter que dar atenção para a família e amigos. Aqui em Juiz de Fora pode até levar  algum convidado, mas este paga e o preço na minha aula da saudade era 150 reais. Mas de verdade, eu acho que a aula da saudade é um momento da turma só, e é bem legal isso. São convidados alguns professores para participar (na minha foram 4). Foi assim: no início, os professores ficavam sentados atrás de uma mesa e tinham cadeiras dispostas para os alunos escutarem. Eles falam um pouco do mercado de trabalho, dão conselhos para a turma e nos motivam. A conversa foi bem legal. Depois é hora da festa. Tinha um dj, o buffet, e foi só alegria.


Missa: o meu fundo optou por não fazer a missa. Por que? Teríamos que pagar um valor alto para a realização desta, e como a turma era bem heterogênea em relação a religião, optamos por não fazer a missa e cada um realizar uma celebração em suas igrejas.

Colação: é aquele dia da entrega dos canudos, da beca, dos oradores e dos professores discursando. É muito bacana e emocionante. Lembro que o pessoal da minha turma estava super nervoso antes do início da colação, todo mundo querendo que desse tudo certo. Quem ia falar então, estava nervoso em dobro. Eu fiz o discurso em homenagem aos ausentes. Clica aqui para conferir.


Baile de formatura: é o mais esperado. É o dia da valsa, da festa, dos vestidos longos, do smoking, da família e amigos reunidos. É o dia do formando.


Mas e a pergunta inicial: vale a pena gastar esse dinheirão todo? No meu caso, sim, valeu. Acho que depende muito da condição financeira e das prioridades de cada um. Para a organização dessas comemorações cada um desembolsou cerca de 7 mil reais. O que todos falam é 'é muito dinheiro para um dia só'. Levando em conta que nada na vida é infinito, eu acho bobagem falar isso. Eu paguei pelo momento, pelas lembranças e pelas comemorações ao lado de quem eu mais amo e dos colegas de faculdade.

Algumas pessoas optam por fazer uma viagem ou comprar algo ao invés de ter o baile. Eu sempre acho que viajar é super digno, mas no meu caso, eu já tinha viajado bastante e feito mais de um intercâmbio e penso que comprar alguma coisa é em qualquer época do ano. Mas a formatura da sua primeira faculdade é uma só, então eu não quis perder o momento.

Acho que cada um tem que ponderar sobre os seus interesses, mas o que eu posso dizer é que é um momento mágico que comemora todo o seu esforço de anos estudando. Pra mim valeu muito a pena.

Aqui em Juiz de Fora eu indico:

-Empresa organizadora: Phormar
-Fotografia: Relicário
-Empresa para os convites: Magenta (gente, vocês não tem noção do que é a Magenta nos convites de formatura. Eles arrasam. Infelizmente não foi a empresa que fez os meus convites de formatura, eu os conheci depois de já terem fechado a empresa. Mas sério, penso muito neles para o meu casamento ou para tirar umas fotos aleatórias mesmo. Eles são super criativos e cuidadosos .

Quem tiver alguma dúvida sobre formatura, pode me enviar que eu vou responder com o maior carinho!

Beijo, beijo,

Nicole Werneck

Fanpage
Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, creio que a realização da formatura é um grande marco para todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos neste objetivo; E nós do OBRAS de OURO acreditando na importância deste sonho, viabilizamos uma plataforma Online que tem por objetivo ajudar alunos a captar recursos financeiros para realizar sua festa de formatura, através de Crowdfunding literário toda a turma pode se beneficiar gratuitamente e se aproximar ainda mais deste Objetivo. Conheça https://www.meusanosnafaculdade.com.br e faça parte desta história.

    ResponderExcluir