Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

No Rio de Janeiro: Mercadão de Madureira



Eu sempre tive vontade de conhecer o Mercadão de Madureira, mas nunca havia aparecido oportunidade. Até que em julho desse ano a oportunidade apareceu e eu finalmente pude realizar meu desejo de conhecer o local.

Chegando em Madureira o sol estava rachando, havia muita gente na rua andando de um lado para o outro e o samba que tocava na rádio de alguma loja, em um volume suficientemente alto para que os transeuntes pudessem escutar, deixava tudo mais carioca.

Leiga que eu era sobre o Mercadão, imaginava que este fosse um enorme mercado popular a céu aberto. Mas não é nada disso, o Mercadão é um espaço fechado que existe há mais de 50 anos. Após passar por uma grande reforma, o Mercadão ganhou mais espaço físico. Com escada rolante, rampa de fácil acesso e melhor disposição das lojas, o maior mercado popular do Brasil recebe, aproximadamente, 80.000 pessoas diariamente.

Em seu interior, o consumidor conta com mais de 580 lojas de diversos gêneros e segmentos, espalhadas por 16 galerias em dois andares.

No Mercadão você vai encontrar de tudo mesmo, e apesar de os preços serem camaradas eu ouvi dizer que eles já foram mais camaradas no passado. 

A Veja Rio listou 10 motivos para visitar o Mercadão de Madureira, e eu os adaptei aqui:

1) Mercadão das ervas

Mercadão das ervas (Imagem: VejaRio)

Neste espaço verde no segundo pavimento do mercado há cerca de 30 boxes que vendem plantas e ervas medicinais, além de flores. Uma das mais tradicionais, a barraca da dona Célia, de 92 anos, tem de tudo um pouco: abajerú para diabetes e colesterol, chapéu de couro para problemas nos rins e na próstata, alfazema para enxaqueca, sete-sangrias para pressão alta e circulação, espinheira santa para úlcera, gastrite e refluxo e por aí vai. Tem ainda as chamadas ervas espirituais como o alevante, para levantar o astral, e o macaçá, para ficar mais atraente e chamar o amor. Galeria H, segundo andar, boxes 9, 20 e 22, tel. 3355-9807 / 9134.

2) Aluap Pipas

Aluap Pipas  (Imagem: VejaRio)

A loja especializada em papagaios vende pipas prontas e também tudo o que é necessário para a confecção da sua própria, como varetas, fibras, papel de seda, rabiolas, linha de armação branca e colorida, cola, forma de pipa e mais. Os modelos que mais têm saído são a pizza, a biquinho e a murcha-murcha. Galeria H, segundo andar, loja 215, tel. 3355-9088.

3) Pink Casa da Manicura

Pink Casa da Manicura  (Imagem: VejaRio)

Paraíso dos esmaltes, a loja abriga 50 marcas no total, mais de 3000 cores e muitos acessórios decorativos, além de lixas e removedores. A loja oferece ainda cursos de nail art para iniciantes. Galeria H, segundo andar, loja 209, tel. 3355-8936.

4) Massambaba Bazar

Massambaba Bazar (Imagem: VejaRio)

A loja de utilidades para a cozinha, como talheres, louças, panelas profissionais e copos, ficou conhecida como loja dos pinguins por oferecer cerca de 50 modelos diferentes do animal, em porcelana, para decorar a geladeira. Fazem sucesso também, atualmente, as formas de cupcake e a paellera, panela especial para preparar paella. Galeria C, loja 228, tel. 3355-8938 / 8937.

5) Hb Carioca

Hb Carioca (Imagem: VejaRio)

Encontre bebidas nacionais e importadas, de espumantes, licores, uísques e vodcas a cachaças, vinhos, cervejas e águas, por um preço mais em conta. Tem também acessórios como balde de gelo colorido e coqueteleira de inox. Encontrei lá um vinho do Porto que eu estava procurando há algum tempo. Galeria C, loja 232, tel. 3355-9360 e 2450-1146.

6) Casa Tricana da Beira

Casa Tricana da Beira (Imagem: VejaRio)

Bacalhau, frutas glaceadas, especiarias e temperos são o forte da loja, uma espécie de Casas Pedro do Mercadão. Tem também azeites, doces, bebidas e produtos de confeitaria. Galeria C, lojas 246, 247 e 248, tel. 3355-9050 / 9051.

7) Zé Botão

Zé Botão (Imagem: VejaRio)

A loja vende e aluga fantasias caprichadas para todas as idades e gostos. As de adulto que mais saem são as de Minnie, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. Na mesma linha, as infantis de princesa como a Rapunzel, com direito a tiara com trança, fazem o maior sucesso. Galeria H, loja 223, tel. 3355-8886 e 3390-0285.

8) Planeta das Noivas

Planeta das Noivas (Imagem: VejaRio)

Destino certo para a mulherada que vai casar (ou pelo menos ir a uma festa), a loja oferece acessórios que vão de belas tiaras e coroas de strass, brincos de zircônia, conjuntinho de brinco e colar com strass e arranjos de cabeça até clutches. Galeria C, loja 104, tel. 3355-9810.

9) Du Chapéu

Du Chapéu (Imagem: VejaRio)

Da mesma dona do Planeta das Noivas, a loja vende acessórios e uma variedade incrível de maquiagem nacional. Está na moda o estojo de sombras 3D da Jasmyne, grande novidade do universo de make-up. Há também estojinho de sombras com 12 cores da Ruby Rose. Galeria C, lojas 105 e 106, tel. 3355-9810.

10) O Mundo dos Orixás

 O Mundo dos Orixás (Imagem: VejaRio)

São mais de 25 lojas dedicadas a este universo. Entre elas, destaque para a tradicional O Mundo dos Orixás, cujos artigos vão desde essências para banho como pega-mulher e perfume afrodisíaco até velas de 40g para atrair dinheiro (com aroma de canela) e amor (almíscar), vela de São Jorge e incensos a um real. O de citronela é indicado para atrair amizades e bons clientes, enquanto o de erva-doce traz força, sabedoria e energia, o de rosa branca saúde, felicidade e harmonia familiar e o de 7 ervas purificação, força e equilíbrio financeiro. Para os mais desinibidos, tem ainda o incenso Kama Sutra, para estimular o prazer. Galeria B, lojas 101 a 104, tel. 3355-8976 / 8977.

Além disso, posso mencionar aqui a galeria do Mercadão onde se vendem animais. Coelhos, cabritos, galinhas, porquinhos-da-índia e mais alguns.

Se você quer conhecer o Mercadão, aí vão algumas informações:

Endereço

Av Min. Edgard Romero, 239 Madureira - RJ
Rua Conselheiro Galvão, 96 Madureira - RJ

Telefone:
(21) 3355-9044

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sábado das 07:00h às 19:00h
Domingos e Feriados das 07:00h às 12:00h

Administração
1º Piso
contato@mercadaodemadureira.com
Tel.: (21) 3355-9044 / (21) 3355-9146

E você, já esteve no Mercadão? Me conta o que acha de lá!

Quer ler mais dicas sobre o Rio? Então clica aqui.

Beijo, beijo,

Nicole Werneck.

Fanpage
Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Nicole, eu te confesso que adoro ir no Mercadão de Madureira mas, quando eu vou perco o dia inteiro lá dentro, meu esposo quase morre, kkkkkkkkkk...
    Beijo, Vivi

    http://coisasdavv.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk...lá é bem grande e tem bastante coisa né Vivi!? Dá pra ficar por lá um dia inteiro mesmo.

      Beijos!

      Excluir