Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015

25 razões para se apaixonar por Istambul



Istambul é uma cidade cosmopolita, onde o antigo e o novo se unem em uma sintonia única.

Converse com moradores de Istambul ou alguém que já tenha visitado a cidade e se prepare para escutar boas histórias.

Fonte: Lex Kravetski

Abaixo, 25 razões para se apaixonar pela cidade:

1) A cidade é legendária

Se as paredes da cidade pudessem falar, elas poderiam contar centenas de lendas e mitos envolvendo deuses mitológicos, profecias cumpridas e contos de amores perdidos e traições, histórias que tornam a cidade tão encantadora. O próprio Estreito de Bósforo - estreito que separa a Europa da Ásia, e delimita o limite desses dois continentes - nasceu da história de amor entre Zeus e Io, segundo a mitologia.

2)Três impérios lutaram para conseguir proclamar Istambul como capital

Não é de hoje que as pessoas se apaixonam pela cidade. Os impérios Romano, Otomano e Bizantino lutaram para poder proclamar Istambul como capital, assim dominariam o comércio entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro.

3) Mistura entre antigo e contemporâneo, arquitetura magnífica

Desde os locais do Período Helenístico até as arquiteturas mais modernas dos dias de hoje. Alguns monumentos e construções resistem desde os períodos mais remotos - o antigo Hipódromo, as pontes do século 20 do estreito de Bósforo, a estação de trem August Jasmund's Sirkeci, a Mesquita Mimar Sinan's Süleymaniye, entre inúmeros outros - são reconhecidos no mundo todo pela sua grandiosidade e estilo.

Fonte: Ministério de Cultura e Turismo da Turquia

4) A cidade conta com monumentos considerados Patrimônio Mundial da Humanidade, alguns mesmo até subterrâneos

Mais de 650 hectares da cidade antiga estão na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, preservando alguns monumentos como Palácio de Topkapi, Hagia Sophia e as Cisterna subterrâneas da Basílica para as próximas gerações.

5) Monumentos feitos pelos melhores artesãos

Restaurações antigas de monumentos do período Bizantino comandadas por Theodore Metochites decoram a Chora Church com mosaicos dourados e figuras celestiais. Seyyid Kasim Gubari, considerado o melhor calígrafo de sua época, pincelou na Blue Mosque, mesquita do século 17, versos em caligrafia dourada do Alcorão. Artesãos produziram à mão 20.000 azulejos de Iznik para dar à Blue Mosque sua coloração e nome.

6) Você pode até se hospedar em Palácios Otomanos

Os dias de sultões já passaram, mas ainda existe uma vida de opulência nas margens do Bósforo. Çırağan Palace Kempinski e http://www.fourseasons.com/bosphorus/ são dois locais em que você pode se hospedar e contar com acomodações sumptuosas, restaurantes gourmet, piscinas maravilhosas e vista panorâmica.

Fonte: Ministério de Cultura e Turismo da Turquia

7) Você pode aproveitar a neve no inverno ...

Não é raro nevar no inverno em Istambul. As 7 montanhas da cidade se transformam em locais maravilhosos quando a temperatura cai para cerca de zero nos meses mais frios. Fazer "guerrinhas" com bola de neve no Parque Sultanahmet e admirar a Hagia Sofia e Blue Mosque todos na cor branca é uma boa forma de passar um dia de inverno na cidade.

8) ... e aproveitar a água no verão

Com a umidade chegando em junho, você pode ir aproveitas as praias da Princes’ Islands, se quiser festas pode ir para Suma Beach no Mar Negro, ou relaxar em uma piscina em Suada.

9) Pôr-do-sol

É difícil descrever o pôr-do-sol de Istambul, especialmente quando a chamada para oração ecoa por toda a cidade, deixando ainda mais em evidência a disciplina que os muçulmanos tem com sua religião. A Torre Galata, junto com vários terraços de restaurantes e bares espalhados pela Cidade Velha e Beyoğlu, proporcionam uma vista espetacular do pôr-do-sol. Você pode também comprar um passeio de barco e se deliciar com a vista.

Fonte: Ministério de Cultura e Turismo da Turquia

10) Rastros de séculos passados decoram a vida moderna

Os rastros de 8500 anos de história tocam o dia-a-dia moderno da pessoa que está em Istambul.

11) Existe uma cidade subterrânea

Você também pode conhecer uma Istambul de séculos passados, e que hoje está sob a terra. Existem tours que nos levam direto ao passado Bizantino, aos palácios antigos e às capelas escondidas. O espaço subterrâneo em que os antigos usaram como cisternas, são hoje restaurantes e salões de festas. Se você quer vislumbrar essa parte do passado, se assegure de visitar o Museu dos Mosaicos do Grande Palácio na Sultanahmet Square, a Cisterna da Basílica, localizada próxima à Hagia Sophia e Sultan Sarnıç, que hoje é um salão de festas.

12) A primavera chega e a cidade se colore com milhares de tulipas

O cinza do inverno é substituído pelas cores da primavera. Em abril, milhares de tulipas invadem toda a cidade para o Festival Internacional de Tulipas de Istambul. Com a câmera na mão vá para os parque Emirgan e Gülhane, e tire muitas fotos.

Fonte: Daxis

13) Os terraços de Istambul tem uma vista incrível

Sente-se em um terraço e admire as ruas lotadas de uma cidade que se localiza entre dois continentes. Há uma infinidade de opções de terraços de restaurantes, no lado europeu e no lado asiático.

14) As câmeras de Hollywood já estiveram em Istambul várias vezes

O melhor lado de Istambul é visto em telas de todo o mundo. Busca Implacável 3, The Water Diviner, alguns clássicos de 007 e Inferno são alguns sucessos de bilheteria que j+a foram filmados na cidade.

15) As casas noturnas localizadas nas margens do Bósforo são boas opções para a noite...

Com uma variedade incrível de restaurantes e festas durante toda a noite, aqui estão algumas das melhores baladas de Istambul.

Fonte: Reina

16) ...mas se você preferir, existem milhares de opções de programas em outra parte da cidade

Istambul é uma cidade que não dorme, então você pode apenas vestir um jeans e uma camisa e se dirigir para as ruas de İstiklâl Caddesi e tirar proveito das várias festas em que são tocados diferentes ritmos. Música brasileira. música árabe, pop internacional, bandas ao vivo, e muito mais.

Para ler mais sobre a noite de Istambul e as várias opções que você pode encontrar, clique aqui.

17) A cidade inspira muitos artistas

Alguns artistas como Mark Twain, Ernest Hemingway e Agatha Christie encontraram inspiração em Istambul. O escritor turco Orhan Pamuk ganhou um prêmio Nobel pelos seus escritos sobre a cidade. Incontáveis compositores, poetas, designers e fotógrafos se apaixonaram e se inspiraram aqui.

18) Arte contemporânea

Festivais internacionais de teatro, filme, música, jazz, artes visuais e cultura acontecem em Istambul anualmente. Alguns museus e casas que promovem eventos são Istanbul Modern, Pera Museum, Santral Istanbul, Garajistanbul, e galerias de arte do Tophane.

Fonte: https://www.flickr.com/photos/hendrikwieduwilt

19) É possível encontrar tickets bem baratos para se viajar para a Europa ou para a Ásia

Istambul é a única cidade do mundo que se encontra localizada entre dois continentes, assim viagens intercontinentais com transporte público podem ser realmente baratas.

20) A arte turca de keyif

Keyif, a arte de relaxar no ócio, é bem-vinda em casa, nas cafeterias, restaurantes e até no trabalho. Turcos amam se sentar com amigos e colegas para jantar, beber e conversar por horas.

21) Algumas turcas podem ler seu futuro na borra do café

Turcos dizem que tomar café com um amigo vale por 40 anos de amizade, mas a borra de café deixada na xícara pode mostrar o quão leal aquela amizade pode durar. Os curiosos costumam frequentar as kahve falı (leitoras de futuro na borra de café), que fazem uma leitura de como será o futuro da pessoa em todos os aspectos. Essa é uma tradição milenar.

Fonte: Ministério de Cultura e Turismo da Turquia

22) Hospitalidade é o estilo de vida turco

Turcos acreditam que hóspedes são um presente de Deus, então eles estão sempre se assegurando e se esforçando para que o hóspede viva uma experiência maravilhosa da cultura turca, experimente o melhor da culinária do país e visite os lugares mais especiais.

Para ler mais sobre a hospitalidade turca, clique aqui.

23) Café-da-manhã turco

Tomates, pepinos, azeitonas, omelete, geléias, queijos, pão fresquinho e muito mais. A mesa de café-da-manhã na Turquia é gigante, diversificada, farta e uma delícia.

24) Culinária diversificada

Uma mistura de três impérios, 8 países que fazem fronteira, 4 mares e várias etnias se misturam na culinária turca. Adicione ainda a influência de pratos ocidentais e temperos orientais, e você tem um pouco da culinária do país.

Fonte: Ministério de Cultura e Turismo da Turquia

25) Istambul é um destino magnífico

Istambul foi eleito pelo MasterCard como uma das cidades mais visitadas do mundo, desde 2013. TripAdvisor elegeu a cidade em 2014 como um dos melhores destinos. Com 8500 anos de história, um comércio forte, bons bares e restaurantes, monumentos e arquiteturas muito interessantes e pessoas amigáveis, Istambul tem muito a oferecer. Até mesmo Napoleão disse certa vez, "se a Terra fosse um só país, Istambul seria a capital".

E você, já visitou Istambul ou tem planos de visitar a cidade?

Esse texto foi adaptado do texto em inglês que pode ser lido aqui.

Beijos,

Nicole Werneck.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário