Páginas

sábado, 23 de maio de 2015

Aprenda o passo-a-passo para tirar o passaporte



Viajar é uma das coisas mais maravilhosas da vida. Essa postagem é para todos aqueles que estão pretendendo tirar o passaporte para sua viagem internacional. Aqui você vai conferir o passo-a-passo para tirar o documento.

Passaporte (fonte: http://www.acordacidade.com.br)

O passaporte é o documento que vai permitir que você entra e saia do país. Cada país tem seu estilo de passaporte, cada um tem uma cor diferente de capa. A do Brasil é azul. É emitido pela Polícia Federal e é válido por cinco anos.

Para entrar alguns países da América do Sul, tendo vindo do Brasil, não é necessária a apresentação do passaporte, apenas o RG em bom estado e com menos de 10 anos. Para entrar em todos os outros países, a apresentação do passaporte é indispensável.

Para tirar o passaporte, você, brasileiro e que tem mais de 18 anos, pode seguir os passos abaixo:

1) Preencha o formulário eletrônico no site da Polícia Federal. Para essa etapa, você já vai precisar ter alguns documentos em mãos, como documento de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de que votou nas últimas eleições, e alguns outros para alguns casos específicos. Recomendo que entre no site da Polícia Federal e vá na janela para preenchimento do formulário, para verificar quais documentos serão necessários para o seu caso.

2) Será gerado um boleto para pagamento da taxa. O valor do boleto é em torno de R$156,07.

3) Esse sistema também irá realizar um agendamento de uma data para você comparecer a um posto da Polícia Federal. Para facilitar a transação, é bom sempre escolher o posto que for mais perto de você.

4) Compareça ao posto da Polícia Federal que foi escolhido, na data e horário marcados. Você deverá apresentar os seguinte documentos:

- Boleto pago
- Protocolo de solicitação
- Documento de identidade
- CPF
- Título de eleitor e comprovante de que votou nas últimas eleições
- Comprovante de quitação do serviço militar obrigatório (para homens de 19 a 45 anos)
- Se você é naturalizado brasileiro, deve levar o Certificado de Naturalização
- Passaporte anterior (se você tiver)

Eu lembro que eu levei também minha certidão de nascimento, porque tirei meu passaporte no estado de Minas Gerais e sou original do estado do Rio de Janeiro. E quem nasceu no estado do Rio, sabe. As identidades do Rio de Janeiro possuem apenas o estado em que a pessoa nasceu, não vem escrito a cidade. Por isso resolvi levar a certidão de nascimento no dia também.

Essa é uma lista dos documentos que eu levei, confira no site se o posto da PF que você vai comparecer exige mais algum documento.

5) Você receberá um protocolo indicando o dia e horário para você retirar o passaporte. Você deve retirar o passaporte pessoalmente, apresentando um documento de identidade.

Seguindo esses passos, não tem erro. Fique atento também às exigências do país que você vai visitar e boa viagem!

Quer receber as melhores dicas dos melhores destinos? Siga agora a página do blog no facebook: Nicole Werneck - Blog e no instagram: @nicolewerneckf , e fique por dentro de tudo!

Tem alguma dúvida? Posta aí nos comentários que eu respondo rapidinho!

Beijo, beijo,

Nicole Werneck.



←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários: