Páginas

domingo, 15 de março de 2015

Culinária uruguaia: o que comer e beber no Uruguai



O Uruguai tem uma culinária bem diversificada. Abaixo, fiz uma lista do que é mais típico na culinária do país e o que você não pode deixar de experimentar quando estiver por lá.

1) Dulce de leche (doce de leite): o doce de leite do Uruguai e da Argentina é o melhor do mundo! Como eu disse aqui , no Uruguai dizem que a quantidade de vacas que habitam o país é superior a quantidade de pessoas. Então imagine que a produção de leite e derivados seja grande.

No Uruguai não deixe também de experimentar o helado de dulce de leche (sorvete de doce de leite). Recomendo a sorveteria Las Delicias, no bairro Carrasco em Montevidéu e a sorveteria Popi, presente em Punta del Este, La Paloma e La Pedrera. No Uruguai você vai ter a oportunidade de experimentar o melhor doce de leite e o melhor sorvete de doce de leite do mundo! Esqueça a dieta! As melhores marcas de doce de leite são Lapataia e Conaprole.

Dulce de leche no café-da-manhã do hostel

Loja vendendo doce de leite

Loja vendendo doce de leite

Sorvete de doce de leite e maracujá na sorveteria Las Delicias, em Montevidéu

2) Alfajor: como já disse aqui, algumas coisas das culturas argentina e uruguaia são bem misturadas. Provavelmente devido à proximidade de um país com outro e a consequente influência de um país no outro. No Brasil todos nós conhecemos a fama dos alfajores argentinos, mas alfajor também é coisa uruguaia. Eu comia todos os dias durante minha viagem de um mês pelo país. Alfajores no Uruguai são vendidos em todos os lugares mesmo e tem das mais diferentes marcas. Marca mais recomendada: "De las Sierras de Minas", que é um pouco mais difícil de encontrar que as outras marcas. Tem alfajor do chocolate Milka, Oreo, e de várias outras marcas conhecidas. Você vai se deparar com essa delícia por todos os lugares do país.

Alfajores ( na foto alfajores "de las Sierras de Minas")

Alfajor (comprado em uma loja de conveniência de um posto de gasolina)

Alfajor

3) Bizcocho e medialunas: quando eu estava no Uruguai e me disseram que eu tinha que comer bizcocho, logo imaginei que seria alguma coisa parecida com nossos biscoitos. Mas na verdade não tinha nada a ver. No Uruguai, os bizcochos são vendidos nos supermercados, padarias ou nas próprias bizcocherias. Mas o que é isso? É uma massa que pode ter diferentes recheios, doces ou salgados.

As medialunas podem ser encontradas também em padarias ou supermercados. São muito parecidas com croissants, mas se diferem um pouco na massa, já que as medialunas tem uma massa mais cremosa e fofinha. Assim como nós gostamos de comer pão francês no café-da-manhã, os uruguaios tem o hábito de comer as medialunas nessa refeição.

Bizcochos comprados no supermercado Disco

Bizcochos e mediluna

4) Chivitos: o chivito é um clássico da culinária uruguia. É um sanduíche gigante, normalmente feito com filé de carne, presunto, mussarela,  bacon, alface, tomate, ovo e maionese (ufa!). Ainda vem acompanhado de uma porção de batata frita (ou se você preferir, ensalada rusa). Os mais tradicionais são os chivitos Al Pan (com pão), Al Plato (sem pão) e o Canadiense (que leva alguns outros ingredientes. Onde comer? La Pasiva e Chivito Lo de Pepe são as chiviterias mais famosas.

Chivito Canadiense na La Pasiva

5) Tarta: tipo de torta salgada. Pode ser de vários sabores diferentes, e você vai encontrar por todo o país.

Tarta de presunto e queijo

6) Empanadas uruguaias: são diferentes das empanadas argentinas. A primeira vez que você ver, vai lembrar do pastel. Apesar do formato ser o mesmo, a massa das empanadas é diferente e é mais sequinha, muito mais sequinha. Sabe aqueles pastéis que a gente compra e encontra o recheio só no final? Nas empanadas isso é bem diferente, são muito bem recheadas. Um lugar famoso e tradicional para comer empanadas: Empanadas Carolina, no Mercado del Puerto.

Empanadas e tarta em Cabo Polónio

Recheio de uma empanada de carne 

Empanadas Carolina

7) Panchos: pancho é igual a cachorro quente. No Uruguai, principalmente em Montevidéu, existem muitos traillers vendendo hambúrguer e panchos. São feitos com pão, salsicha, ketchup, mostarda ou maionese. Repara no tamanho da salsicha.

Pancho ( imagem: Brasileiros no Uruguai )

8) Milanesas: são vendidas em praticamente todos os restaurantes. Normalmente vem acompanhadas de fritas, arroz ou ensalada. Geralmente são gigantes.

Milanesa

9) Parrillada: como falar da culinária uruguaia sem falar da parrillada? Parrillada é o famoso churrasco uruguaio. Os uruguaios são muito orgulhosos dos excelentes cortes de carne que tem. O churrasco é feito nas chamadas parrillas e eles também tem o costume de colocar pimentão e cebolas para assar. A parrilla é a lenha.

Parrillada

Parrillada

10) Chajá: chajá é uma sobremesa. É um tipo de bolo composto pelo bizcochuelo (massa do bolo), merengue, creme chajá e pêssegos em conserva ou morango.

Chajá de pêssego

11) Medio y medio: é uma bebida alcoólica. É a mistura de vinho branco seco e espumante. Encontramos no Mercado del Puerto para ser vendida em garrafas ou para beber acompanhando a comida. Se quiser só experimentar, vá ao Mercado del Puerto que eles dão amostras grátis da bebida.

Medio y medio (Imagem: Blog Viagens)

12) Vinho: no Uruguai, o forte é o vinho Tannat. Mas uma coisa que me chamou atenção foi a existência de vinhos sendo vendidos em embalagens longa vida. Isso me lembrou Portugal, onde também existe esse tipo de embalagens para vinho.

Vinhos no supermercado (Imagem: Blog Viagens)

13) Cervejas: as cervejas uruguaias mais vendidas são a Patricia e a Pilsen. Tem também a Norteña, que não é a preferência nacional, mas também é uma boa cerveja.

Cervejas uruguaias (Imagem: Confraria da Távola Digital)

E aí, você já foi no Uruguai e experimentou alguma das comidas ou bebidas listadas? Tem mais alguma sugestão para que eu possa inserir na lista? Me conta aí nos comentários o que você achou!

Quer ler mais curiosidades sobre o Uruguai? Então clica aqui.

Beijo, beijo,

Nicole Werneck.

Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário