Páginas

domingo, 8 de março de 2015

15 Curiosidades sobre o Uruguai



Assim como todos os países tem suas peculiaridades, nosso vizinho Uruguai também tem algumas. Na lista abaixo 15 curiosidades sobre o país:

1) População: o Uruguai tem mais ou menos uma população de 3,5 milhões de habitantes (e cerca de 10 milhões de vacas. Sim, mais vacas que pessoas) em um território de 176.215 km quadrados, dos quais 1,8 milhão vivem na área da capital, Montevidéu. Não é raro ver regiões quase despovoadas no país. Só fazendo uma comparação: o estado do Rio de Janeiro possui uma área cerca de 4 vezes menor que a do Uruguai e uma população cerca de 4,5 vezes maior que a do país. O lendário presidente Pepe Mujica incentivava as pessoas a povoarem o país dizendo que elas tinham que ter mais filhos (embora ele mesmo não tenha tido filhos durante sua vida). Outra curiosidade: apenas 4% da população é negra. Conheci um uruguaio que me dizia achar super interessante essa mistura que tem no Brasil.

2)Esporte: por ter sido campeão olímpico em 1924, o Uruguai ganhou o direito de sediar a primeira Copa do Mundo, em 1930. Foi construído o Estádio Centenário (existe até hoje e é um dos pontos turísticos da capital Montevidéu) e foi o primeiro campeão do mundo de futebol, tendo vencido a Argentina por 4 a 2.

Estádio Centenário antigamente (Imagem: Wikipédia)

3) Existe uma lei no Uruguai que proíbe o sal nas mesas dos restaurantes. Se você quiser usar o sal, pode pedir que os garçons trazem. Quando estava lá e descobri isso, achei o máximo existir uma lei que dá tanta atenção para a saúde das pessoas.

4) Montevidéu (capital do Uruguai) e Buenos Aires (capital da Argentina) estão separadas por um rio, o Rio de la Plata. Isso significa que a maneira mais fácil de ir de uma capital a outra é de barco. Isso significa também que as culturas estão muito misturadas. Tango, um bom corte de carne, doce de leite e empanada são coisas características tanto do Uruguai quanto da Argentina.

Esse mapa é só para ter noção de como Buenos Aires e Montevideo estão próximos (Imagem: http://www.msccruisesusa.com)

5) Mate: quando você chegar no Uruguai vai ter a impressão de que todos tomam mate (que é bem similar ao chimarrão). E na verdade é isso mesmo que acontece. As pessoas tomam mate na praia, no ônibus, caminhando pela rua, sentadas na calçada, em todos os lugares. Sempre estão com uma garrafa térmica debaixo do braço e o mate na outra mão.
Outra coisa curiosa é que em um grupo de amigos normalmente todos tomam o mesmo mate. O mate vai passando de mão em mão. Quando chega na vez do próximo, este coloca um pouco mais de água quente e toma, e por aí vai. O mate também é muito consumido em outros países da América do Sul como Argentina, Paraguai e Bolívia. É uma coisa típica que você deve experimentar. Eu particularmente não gosto, pelo gosto forte que tem e porque não estou acostumada. Mas se você estiver no Uruguai, experimente.


6) Carnaval: o carnaval do Uruguai é o mais largo do mundo, com duração de cerca de 40 dias. Mas a comemoração do carnaval de lá é bem diferente da que é feita no Brasil. Nas comemorações de lá destaco as murgas e o candombe. Murgas são reuniões de grupos teatrais que fazem críticas sociais e políticas de maneira cômica. Candombe é um ritmo musical que faz o ritmo das escolas de samba ao desfilarem. O desfile também é bem diferente dos desfiles brasileiros, mas interessante conhecer. Como estive no Uruguai na época do carnaval de lá, vivenciei todo esse período e estive presente nessas apresentações.

Apresentação das murgas (fonte: http://www.taringa.net)

7) Praias: existem muitas opções de praias no Uruguai. Por isso é interessante visitar o país no verão e desfrutar do balneário que mais faz o seu estilo. Existem praias mais badaladas como as de Punta del Este, os balneários para quem quer sossego e descanso como La Pedrera e as praias mais hippies como em Cabo Polónio. Basta você escolher qual faz mais seu estilo.

Foto tirada em La Pedrera

8) Moeda: a moeda no Uruguai é o peso uruguaio. Quando estive no Uruguai (janeiro de 2015), o câmbio era mais ou menos assim: 1 real = 8,5 pesos uruguaios. Mas não se engane achando que por a moeda uruguaia ser desvalorizada o país vai ser barato. O Uruguai é um país caro.

Pesos uruguaios (fonte: http://meseguenaviagem.blogspot.com.br)

9) Comida: dulce de leche, alfajores, churrasco (parrilada), chivitos, panchos, empanadas. Os uruguaios são bem orgulhosos de sua culinária, principalmente dos seus cortes de carne. Vale a pena experimentar tudo!
Para ler mais detalhes sobre a culinária uruguaia, clique aqui.

Sorvete de doce de leite e maracujá

Parrillada

Parrillada

10) Qualidade de vida: a democracia do país é estável e conta com alguns benefícios sociais, como educação pública de qualidade. Por esses e outros motivos o país é chamado de "Suíça da América do Sul".

11) Figura pública: não posso falar do Uruguai e não citar o ex-presidente Pepe Mujica. Um senhor simpático e humilde, que anda de fusca e vive em um pequeno sítio. Certamente essa não é a figura de presidente que estamos acostumados a ver.

Pepe Mujica

12) Cachorros: bom, eu nunca vi um povo gostar tanto de cachorro como os uruguaios. No Brasil gostamos muito deles, mas no Uruguai a relação parece ser diferente. Primeiro que se você maltratar um cachorro lá, você paga multa. E depois, parece que todos tem cachorro no país. Principalmente nas ramblas (orla), você vê as pessoas passeando com seus cachorros. O que eu achei mais interessante é que muitos donos (muitos mesmo) não usam coleiras, apesar de terem animais bem grandes. 

13) Carros: a quantidade de carros antigos no país me despertou curiosidade. Mesmo em Montevidéu, que é a capital, você vê muitos deles nas ruas.

Pelas ruas de Montevidéu

14) Transporte: a gasolina no país é cara, mais de 4 reais o litro. Para se locomover de uma cidade a outra, as estradas são boas e pode-se muito bem utilizar o transporte público. Li em muitos sites e blogs sobre os ônibus serem pontuais. Na minha experiência, todos os ônibus atrasaram, alguns atrasaram bastante tempo, como meia hora. Contando que eu conheci todas as cidades turísticas do Uruguai, leve em conta que eu tive bastante experiência com o transporte público de lá.

15) Maconha: a maconha foi legalizada no país em 2014. É legal plantá-la e cada pessoa pode plantar até 6 mudas da planta. O que é ilegal é plantar e vender. O governo tem plantações da maconha e está esperando que floresçam para que sejam vendidas em farmácias. Isso significa que ainda não está sendo vendida. Muita gente mesmo tem a planta em casa, até alguns hostels cultivam.

Planta de maconha de um hostel

Planta de maconha de um hostel

E você? Já foi no Uruguai? Tem mais curiosidades para contar? Se tem, deixa aí nos comentários!

Beijo, beijo,

Nicole Werneck.

Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

11 comentários:

  1. Olá Nicole! Pretendo conhecer algumas cidades do Uruguai. Com quantos reais eu devo ir para dar umas voltas razoáveis, sem esbanjar. Só conhecer mesmo, e de transporte público. Pousadas, essas coisas. Abraço!

    claudioglaser@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Claudio, essa pergunta é um pouco relativa. Bom, vou te contar como foi comigo. Fiquei 30 dias no Uruguai, sem esbanjar. Conheci todas as cidades litorâneas. Não gastei muito com hospedagem porque em muitos lugares eu já tinha onde ficar. Algumas refeições fazia em casa. EU levei 1500 reais, e sobrou 200 ainda. Mas eu fui super econômica. No Uruguai as coisas não são muito baratinhas.

      Excluir
    2. MORO EM PANDO, 30 KM DE MONTEVIDEO. QUALQUER DUVIDA ACERCA DO URUGUAY, ESTOU PRONTO A COLABORAR. ABRAÇO
      welderchristo@hotmail.com

      Excluir
  2. Oi Nicole, hj tirei a noite pra acompanhar suas histórias de viagem e senti vontade de sair pelo mundo acompanhada de toda a família! Fui conhecer Montevideo ano passado e me apaixonei pela cultura do país ao ver a propriedade com que todos falam de politica, educação, economia, e de como eles respeitam a reputação do irretocável Mujica(nas palavras de um nativo ).Conversávamos sobre vários assuntos nos táxis, restaurantes, bares, ponto de ônibus... sim andamos muito de ônibus dentro da cidade e para ir a Colonia de Sacramento ( linda, bucólica...). A questão cultural é interessante demais, tanto que apesar de amar tudo que vi: as paisagens, os monumentos, museus, a comida(apesar de ser vegetariana e a carne estar sempre em destaque)o que mais me impressionou e encantou foi como eles estão inteirados da sua vida social e politica! Amei o Uruguai!

    ResponderExcluir
  3. OI Nicole, hj tirei a noite para acompanhar suas lembranças de viagens. Aqui senti saudades do Uruguai, para onde fomos no ano passado e nos encantamos com as paisagens, museus, bares, a musica, a comida... (apesar de ser vegetariana e a carne estar sempre em destaque). Mas o que nos impressionou foi ver como eles estão integrados na vida social e politica de seu país, conversando sobre todos os assuntos com muita propriedade... Foram verdadeiras aulas nos táxis, restaurantes, nos ônibus,(andamos muito de ônibus dentro da cidade e para conhecer Colonia de Sacramento, cidade linda e bucólica) culminando sempre com uma afirmação elogiosa sobre o ex presidente Mujica... Amei conhecer os uruguaios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!!! Eu também adorei o Uruguay!!! Isso também me impressionou muito. A maneira como estão inteiradoa da vida política. Isso é uma coisa que falta muito no Brasil. Às vezes sinto que no nosso país uma parte (grande parte ) doa políticos e da população não querem que sejamos bem informados da situação que vivemos. Dessa maneira é mais fácil noa manipularem.

      Excluir
  4. você gastou cerca de quanto na hospedagem de um hotel ou casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu ficava em hostels em quarto compartilhado, que são mais baratos. Eram em média de 30 reais a diária.

      Excluir
  5. gostaria de conhecer o uruguai...seria um sonho realizado...ass;josy

    ResponderExcluir
  6. gostaria de conhecer o uruguai ,seria um sonho....

    ResponderExcluir