Páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

Natal em Portugal



Oi gente! 

O Natal está chegando e eu lembrei que esqueci de contar aqui como é o Natal em Portugal. 

Bom, nós fomos colonizados por portugueses, então muito da tradição natalina que temos é totalmente influência de Portugal, mas ainda assim temos algumas diferenças.

Rabanadas na mesa do restaurante universitário da faculdade em Portugal

Assim como no Brasil, em Portugal as cidades são enfeitadas e constroem-se presépios. As casas também são decoradas e as árvores de Natal montadas.

A Ceia é realizada na noite do dia 24 de dezembro e o almoço no dia 25, como manda a tradição.

O que eu achei bem diferente foi a comida: bacalhau (que normalmente é cozido com batata, hortaliça, cebola e ovo, tudo regado com o azeite português) e polvo na Ceia, normalmente acompanha-se o vinho tinto.  De sobremesa muitos doces (rabanada, aletria, sonhos, mexidos,...) acompanhados de vinho do Porto. Nessa época também come-se muitas castanhas, como Portugal é um país fornecedor de castanha, lá é bem barato. Cansei de ganhar na universidade castanhas para levar para casa (na faculdade que eu estudava tinha pés de castanha). E a castanha de lá é uma delícia!

Camarões

Bacalhau e vinho

Arroz com polvo

Jantar de Natal no restaurante universitário da faculdade em Portugal

Sobremesa natalina

Vitrine de loja em uma cidade portuguesa com doces de Natal

Em dezembro já é inverno na Europa, portanto é uma data bem fria lá. Muitas casas tem lareira, isso dá aquela clima natalino que estamos acostumados a ver nos filmes. Já no Brasil temos que usar ar condicionado nessa época. Algumas famílias colocam pinhas para assar, para comerem os pinhões.

As crianças também esperam que Papai Noel traga seus presentes. Em Portugal, eles chamam Papai Noel de Pai Natal. Os adultos ou os mais tradicionais se dirigem para a missa do Galo.

E você, já passou o Natal em Portugal? Passou em outro país em que os costumes são diferentes dos do Brasil? Me conta!

Beijos, beijos,

Nicole Werneck.

Fanpage
Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário