Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pamukkale - Turquia



Antes mesmo de chegar na Turquia, eu já tinha decidido que eu iria dar um jeito de visitar Pamukkale.

Bem, estávamos em Antalya, litoral da Turquia, e dentro de alguns dias teríamos que estar embarcando de volta para a Grécia. Acho que pela primeira vez na vida viajamos com uma passagem de volta comprada. Eu queria de todo jeito ir para Pamukkale, minha amiga grega que estava comigo nessa viagem não fazia questão de ir.

Até que a pessoa que nos hospedava em Antalya disse que tinha que resolver alguns negócios em Izmir, que ficava depois de Pamukkale no sentido da viagem que fazíamos. Ele nos sugeriu de sair de Antalya, pedir carona na estrada até Pamukkale, passar o dia em Pamukkale e depois pedir carona de Pamukkale até Izmir. Topamos na hora.

A história das caronas é em outra postagem. Essa aqui é mesmo para falar sobre a maravilhosa Pamukkale.

Eu tinha visto fotos do lugar na internet, mas queria ver de perto.
Pamukkale significa castelo de algodão em turco. É uma montanha de origem calcária com mais de 200 metros de altura. Assim, a montanha é muito branca, o que faz muitas pessoas que veem fotos do lugar pensarem que é neve. Quando eu postei foto no facebook, todo mundo pensou que fosse, mas ficaram confusos porque eu vestia roupas de verão.

Eu fui no verão turco, e fazia em torno de 45ºC. Mas sabe o que é incrível nessa montanha? Do alto dela desce uma água quente que vai formando piscinas naturais em toda a montanha. É fantástico!

Para visitar o local é cobrado um valor em torno de 20 TL (Turkish Liras) e você tem direito a visitar Pamukkale e Hierápolis. É proibida a entrada com sapatos e há pessoas fiscalizando isso.
Leve traje de banho, pois você pode nadar nas piscinas.

Subindo a montanha, você encontra Hierápolis, que foi construída durante o controle do Império Romano na região. É uma "réplica" de Roma, mas em proporções MUITO menores. Você vai encontrar monumentos como o Teatro Romano e resquícios dos tempos em que os romanos estiveram ali, algumas ruínas.

Ainda em cima da montanha, você vai encontrar a Antique Pool. O local é lindo, mas para poder nadar nas águas dessa piscina você precisa pagar em torno de 30 TL. É uma terma bem grande em que a água chega a ter mais de 30 ºC. Nadando ali, você vai ter muito verde ao redor e colunas de mármore tombadas no fundo da piscina.

Você vai ouvir que a águas das termas fazem bem ao corpo e à pele e auxiliam no tratamento de algumas doenças.

Em torno da Antique Pool, existem bares, restaurantes, lojas de souvenirs, banheiros, vestiários e serviços de spa. Mas mesmo que você não tenha pagado as 30 TL para nadar na Antique Pool, você tem acesso a essa área em torno da terma, para usufruir dos serviços e gastar dinheiro. Nessa área, você pode também guardar seus pertences naqueles armários do tipo que você coloca o dinheiro e ganha a chave. Para guardar as coisas no armário custava em torno de 10 TL. Algumas fotos:


Chegando em Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

´
Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale

Hierápolis

Pausa para o lanche

Pamukkale é um lugar maravilhoso, quem vai na Turquia tem que conhecer! É um daqueles locais únicos no mundo. Vale muito a pena e não é um local caro. 
E você, o que achou de Pamukkale? Maravilhoso, né!?

Beijo, beijo,

Nicole Werneck.


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário