Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Sexta Carioca - Tudo sobre a Cidade Maravilhosa



Oi gente, tudo bem? Tenho uma novidade maravilhosa para vocês: a partir de hoje, teremos toda semana a participação do maravilhoso Rodrigo Nascimento nos contando tudo sobre a cidade do Rio de Janeiro. Bom, eu vou deixar o Rodrigo mesmo se apresentar, mas eu estou muito feliz de ter uma pessoa tão boa por aqui. Eu confio muito no Rodrigo e não via pessoa melhor para assinar uma coluna sobre a cidade maravilhosa. Ele é guia de turismo na cidade e conhece cada canto. Bom, já estou falando muito, hoje é dia dele. Beijo, beijo, Nicole!
Com vocês, Rodrigo:  

Olá,
bem,  deixa eu me apresentar primeiro...
Sou Rodrigo Nascimento, tenho 20 anos, sou pseudo carioca (sou do interior do estado do Rio de Janeiro), formado como guia de turismo na cidade com habilitação nacional e internacional (acredite, isso não é grande coisa). Atualmente estudo Relações Internacionais na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).


Tá bom, agora você deve estar se perguntando: O que ele está fazendo aqui? 
Boa pergunta. Bem, como especialista, eu irei vir toda a semana aqui para falar um pouquinho da cidade e do estado do Rio de Janeiro, ou como prefiro dizer, Cidade Maravilhosa.


Cidade Maravilhosa (fonte: Google)


A cidade do Rio de Janeiro é repleta de histórias, estórias, curiosidades e principalmente dicas. A grande jogada é: conhecer bem a cidade para aproveitar o máximo possível do que ela tem a oferecer a seus turistas, visitantes e moradores, claro.
Poderíamos considerar que a cidade do Rio de Janeiro tem sido o foco mundial devido aos eventos que a cidade vem sediando.  Jogos Panamericanos, em 2007; Jogos Militares Mundiais, em 2011; Conferência Rio+20, em 2012; Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, em 2013; e Copa do Mundo FIFA, em 2014.
O Rio de Janeiro também sediará em 2016 os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.


Bastante coisa né? Talvez. Mas o que mais interessa é que com esse número espantoso de eventos mundiais (vale ressaltar que são os mais importantes do mundo, em sequência e na mesma cidade) o número de visitantes têm crescido também. Logo, consigo ver milhares de turistas felizes e perdidos. 
A ideia é que eu não o veja, caro leitor, perdido na cidade com o mapa do guia do Rio gigante nas mãos (mas o perdoarei caso o encontre nesse estado).
Para terem uma ideia do quão interessante a cidade pode se mostrar ser, você sabia que antes de ser conhecida como Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro era conhecido como Cidade da Morte?
Bem, a cidade do Rio de Janeiro não era conhecida assim pela criminalidade, era algo diferente. A cidade havia sido atacada por doenças terríveis como a peste negra, febre amarela, varíola, sarampo, dentre outras.  Os navios evitavam passar na Baía de Guanabara por medo dessas doenças. Quem já veio ao Rio pode ter percebido que a cidade tem um número muito grande de túneis, são aproximadamente 25 só na cidade. Agora, imaginem que cada um representa uma montanha na cidade. Pois é, temos muitas montanhas.  No centro da cidade não era diferente e a falta da circulação de ar causada pelo número de montanhas no centro, ajudava na disseminação de doenças na cidade.
Até que... apareceu o salvador da reputação da cidade: Francisco Pereira Passos, que trabalhou como prefeito da cidade do Rio de Janeiro de 1902 a 1906. Esse com certeza é um dos nomes mais importantes da história do Rio de Janeiro. Ele simplesmente derrubou montanhas. Louco não é?  O mais louco está por vir... Ele as derrubou com jatos d'água!  (até me arrepiei)




A foto abaixo mostra a derrubada mais famosa de um dos morros do centro - O Morro do Castelo, derrubado em 1921 pelo prefeito Carlos Sampaio que seguiu a ideia de Pereira Passos. 


Na época, a manchete do jornal era: "O Rio tem o coração arrancado."



Derrubada do Morro do Castelo (fonte:Google)

Após esse feito incrível, chegou outra pessoa muito importante para a mudança desse "apelido maldoso" que o Rio de Janeiro tinha. Desta vez estamos falando de Osvaldo Cruz, que com a revolta da vacina, conseguiu ajudar a erradicar esse mal da cidade.
Interessante? Ainda não vimos nada. Existe muito mais no Rio de Janeiro e estou aqui pra apresentar pra vocês.

Nos encontramos novamente na semana que vem!


---
Rodrigo Lima Nascimento
Guia de Turismo no Rio de Janeiro, estudante de Relações Internacionais na UFRJ, pseudo Carioca, apaixonado pelo Rio de Janeiro, aventureiro de plantão e poliglota por hobby.
+55 21 9 83331669 (whatsapp)


←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: