Páginas

sábado, 7 de junho de 2014

Sobre valer a pena



O texto de hoje é mais um da série "Escritores de Bragança". E hoje a escritora é a Carina Nogueira. Quem quiser ler mais textos dela, clica aqui. Meus olhos se enchem de lágrimas todas as vezes que eu o leio. Carina conseguiu externar maravilhosamente bem o sentimento de uma pessoa que está chegando no finalzinho do intercâmbio!!

"Sobre valer a pena...

Sei que abandonei esse tumblr logo nas primeiras semanas do intercâmbio, mas hoje eu senti vontade de escrever. A culpa é da Nicole, menina que inspira.
Me peguei pensando no tempo… Como passa rápido. Daqui dois dias já é Junho, meu último mês em Bragancinha. Tirei a minha bandeira de Portugal de dentro da gaveta e comecei a ler as mensagens dos amigos intercambistas que me deixaram no semestre passado. Um trecho de uma mensagem em particular me fez pensar em tudo o tem acontecido comigo desde o dia 12 de setembro do ano passado: “Quero que no final você me diga se valeu a pena ou não!”.
Bem, Nicole, a sua resposta eu já tenho desde o começo, e mesmo que o final já esteja perto, não precisamos esperar! Muito antes de colocar os pés em território português, eu já sabia que esse intercâmbio seria uma experiência que valeria MUITO a pena!
Fazer um intercâmbio vai muito além da simples ideia de ir estudar em outro país. Tem coisas que a gente não aprende dentro de uma sala de aula. Sabe aquele provérbio português “vivendo e aprendendo”? Pois é, mas vivendo só na nossa zona de conforto fica difícil… E é por isso que a gente precisa ir lá pra fora, se jogar no mundo. Então eu digo que sim, valeu, e ainda está valendo a pena, por todos os lugares novos que eu pude visitar, por todas as culturas que eu pude ver de perto, por todas as pessoas maravilhosas que eu tive a oportunidade de conhecer, e por todas as experiências que eu vivi com elas. Mas principalmente, valeu, e ainda está valendo a pena, por tudo o que eu estou aprendendo e o quanto eu estou crescendo com tudo isso.
Sobre Bragancinha, lembro que no começo muitos não gostavam. Cidade pequena, não tem nada pra fazer, só chove, etc. Reclamações à parte, no fim todo mundo acabou se apaixonando. Chegou a hora de alguns irem embora, e apareceram os textos nostálgicos no famoso Blog da Nicole. Agora, chegou a minha vez de começar a ficar com o coração apertado.
Bragança tem sim um lugarzinho especial aqui dentro, mas acho que poderíamos ter ido pra qualquer lugar, poderia ter sido qualquer canto desse mundo. Sabemos que no fundo o que a gente ama não é a cidade em questão, mas a vida que a gente constrói nela. Sei também que quando chegar a hora de pegar o caminho de volta pra casa, vou poder olhar pra trás e dizer: sim, valeu a pena!
Pra terminar quero deixar aqui o link do Blog da Nicole. Gente, ela tem um amor pela vida e uma vontade de ser feliz a cada instante que inspira qualquer um. Dá vontade de sair correndo pra fazer o que faz a gente feliz. Afinal, a vida é agora, a vida segue, vamos ser feliz agora, não é?

#vaiserfeliz

Carina Nogueira."

Instagram: @nicolewerneckf
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário