Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Indo para a Capadócia



Saímos de Istambul e fomos para Capadócia. Fomos de ônibus, são aproximadamente 10 horas. Uma coisa que eu tenho que falar sobre os ônibus da Turquia é que tem muitos lanches de bônus e que eles geralmente são bem confortáveis. A viagem mal começa e eles logo entregam chá ou café, sempre tem algum bolinho, pãozinho ou outro tipo de lanche. Quando voltávamos de Denizli para Istambul, até sorvete ganhamos...hahaha.
 Para comprar a passagem para a Capadócia foi um sufoco. Primeiro porque eram os últimos dias de Ramadan, aqueles últimos dias em que é feriado no país e todos viajam para ver os familiares. Depois, porque ninguém sabia falar inglês na agência. Acho que já falei sobre isso aqui no blog. Na Turquia é raro quem fala inglês, sério. Nas ruas é muito difícil encontrar. Normalmente os comerciantes de lojas de souvenirs em Istambul falam. Os estudantes que foram Erasmus também falam. Eu tive experiência com muitos turcos enquanto eu estive de Erasmus em Portugal, e posso dizer que a maioria quando chega no outro país não fala inglês direito, mas eles vão aprendendo com o tempo e com a necessidade. Enfim, não falamos turco, nossos amigos não tinham podido nos acompanhar esse dia para comprar a passagem. Escrevemos Avanos(que é uma cidade da região da Capadócia. Só para constar, Avanos não é uma cidade muito turística na Capadócia, mas nosso amigo de Erasmus que iria nos hospedar mora em Avanos. Foi muito bom ter ficado na casa dele, porque conhecemos o dia-a-dia de uma família turca em uma época tão importante como é o Ramadan, tivemos um guia turístico(hahaha...) e íamos todos os dias de carro para alguma cidade diferente da Capadócia(todas elas eram cerca de 15 minutos de distância de Avanos. Mas se você não tem quem te hospede, aconselho reservar um hotel nas cidades de Göreme ou Nevsehir) com a data e horário que queríamos ir e ajustando horários e com muito sacrifício e bilhetinhos trocados conseguimos comprar...hahaha.
Na época que compramos(agosto de 2013) foi cerca de 50TL (Turkish Liras) na companhia Metro Turizm. Eu achei esses dois sites de agências na internet: http://www.nevsehirlilerseyahat.com.tr/http://www.metroturizm.com.tr/. Eu comprei na agência, ma dá pra comprar direto no site. Os sites estão em turco, google translate nessas horas...haha
Ah...TUDO na Turquia atrasa. O nosso ônibus estava marcado para as 21 horas, mas já estávamos preocupadíssimas porque já eram 22 horas e nada do ônibus. Entrei na fila para perguntar informações e a pessoa que me atendeu não falava inglês (que surpresa...rs), mostrei meu ticket e o rapaz fez um sinal para nós o acompanharmos. Ele nos colocou em outro ônibus e disse alguma coisa em turco para o motorista.Já dentro do ônibus, o ajudante do motorista pediu para olhar o nosso bilhete e fez um sinal negativo quando viu o nosso destino. Nos mostrou em um pedaço de papel o nome do destino do ônibus. Ficamos desesperadas porque não sabíamos para onde estávamos indo, achamos que o rapaz da agência nos tinha colocado em um ônibus errado, não sabíamos se era melhor pedir para descer(no meio da estrada já) ou se era melhor continuar e ver onde daria. Decidimos continuar ali. Chegamos em outra estação que se localiza no final de Istanbul. Pedimos o telefone do motorista emprestado e ligamos para o nosso amigo turco, ele conversou com o motorista e depois nos disse que era para esperar ali porque antes nós estávamos na estação errada e esse ônibus tinha nos levado para a certa. No final, deu tudo certo e o nosso ônibus que deveria chegar às 9 da noite, chegou onze e meia. Então, se você estiver esperando alguma coisa na Turquia, não entre em desespero. Ao contrário da Europa, atrasos na Turquia são muito comuns.

Nicole Werneck.



Instagram: @nicolewerneckf

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário